A Ponte ferroviária Maria Pia, unindo, na cidade do Porto, as duas margens do rio Douro, foi solenemente inaugurada a 4 de novembro de 1877. O nome que lhe foi atribuído constituiu uma homenagem a D. Maria Pia de Saboia, esposa do rei D. Luís I. Foi projetada pelo Eng.º Théophile Seyrig e construída pela empresa de Gustave Eiffel. O estado de degradação atingido pela centenária ponte e a existência de uma única via impossibilitando a passagem simultânea de duas composições, obrigou à sua desativação, sendo substituída pela ponte de São João, inaugurada a 24 de junho de 1991.
A 6 de novembro de 1656, morre, em Lisboa, D. João IV, primeiro rei da quarta dinastia portuguesa.
A 13 de novembro de 1460, morre, no Porto, o Infante D. Henrique, impulsionador dos descobrimentos portugueses. Também conhecido por Infante de Sagres, era o terceiro filho do Rei D. João I (fundador da Dinastia de Avis) e de Dona Filipa de Lencastre.
A 15 de novembro de 1853, morre, em Lisboa, a Rainha D. Maria II. Teve uma infância despreocupada e feliz, mas cedo se preparou para ser rainha, ainda sem saber que o seu reinado seria um dos mais terríveis períodos da nossa História.
A 18 de novembro de 1791, nasce, em Lisboa, o historiador, diplomata e estadista português Manuel Francisco de Barros e Sousa de Mesquita de Macedo Leitão e Carvalhosa, 2º visconde de Santarém. Fez a recolha de diversos materiais cartográficos referentes à descoberta, pelos portugueses, da costa ocidental de África para lá do Cabo Bojador, que reuniu na obra “Atlas composé de cartes des XIVe, XV, XVI et XVII siécles”.
A 19 de novembro de 1894, nasce, em Lisboa, o Almirante Américo de Deus Rodrigues Tomás. Ocupou o cargo de Presidente da República Portuguesa de 9 de agosto de 1958 até 25 de abril de 1974, altura em que é demitido pelo Movimento das Forças Armadas
A 22 de novembro de 1497, Vasco da Gama dobra o Cabo da Boa Esperança, na procura de um caminho marítimo para a Índia
Fonte: www.leme.pt