§ Cerca das 10 horas da manhã do dia 5 de outubro de 1910, é proclamada, nos Paços do Concelho de Lisboa, a implementação da República em Portugal.
§ Eleito Presidente em 5 de outubro de 1919, António José de Almeida foi o único presidente da 1.ª República portuguesa a cumprir integralmente e sem interrupções o seu mandato de 4 anos. Com ele, Portugal retorna a uma presidência civil.
§ A 10 de outubro de 1810, durante a terceira invasão francesa, o exército luso-inglês comandado pelo general Arthur Wellesley, toma posição nas Linhas de Torres Vedras, fortificação construída em segredo para deter a progressão, em território nacional, das forças napoleónicas do general Messena. Os franceses, com uma força de cerca de 65.000 homens, chegam às Linhas no dia 14, sendo derrotados.
§ A 12 de outubro de 1798, nasce, em Queluz, Dom Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon, que viria a ser o primeiro Imperador do Brasil, como D. Pedro I e, ainda, o 28º Rei de Portugal, como D. Pedro IV.
§ A 18 de outubro de 1941, morre, em Bougie (Argélia), Manuel Teixeira Gomes, 7º presidente da 1ª República portuguesa.
§ Em 1147, D. Afonso Henriques, ajudado por cruzados que se dirigiam para a Terra Santa, enceta um cerco ao Castelo de Lisboa, com o intuito de conquistar esta fortificação aos mouros. Durante uma das investidas, concretizada a 21 de outubro de 1147, teria existido um tal Martim Moniz que se deixou entalar numa das portas do castelo para permitir a entrada dos sitiantes. Os historiadores não podem comprovar a existência real desta personagem em virtude de não haver qualquer documento da época que a ela faça referência. Citam-na, no entanto, como figura lendária da história de Portugal.
§ D. João V, rei de Portugal, havia prometido construir uma basílica se a sua esposa, D. Maria Ana Josefa de Áustria, lhe desse descendência. O nascimento da princesa D. Maria Bárbara foi interpretado por este monarca como uma graça divina, pelo que, não olhando a despesas, mandou construir, em Mafra, um enorme edifício composto por uma basílica, um palácio real e um convento com uma das mais belas bibliotecas europeias. Às 7 horas da manhã de 22 de outubro de 1730, dia em que o rei fazia 41 anos de idade, iniciou-se a festa de consagração da basílica, que se prolongaria até às 7 de manhã do dia seguinte. Foi servido, na ocasião, um banquete popular a 9000 pessoas. As festas acabariam por se estender por mais 7 dias, ao som das melodias dos dois enormes carrilhões mandados vir expressamente de Antuérpia.
§ A 26 de outubro de 1980, morre, no Brasil, Marcello José das Neves Alves Caetano. Foi o último Presidente do Conselho do Estado Novo, tendo sido deposto pelo levantamento militar de 25 de Abril. Doutorado em Direito, foi, para além de político, professor e historiador.
§ A 28 de outubro de 1856, realiza-se a primeira viagem de comboio em Portugal, entre Lisboa e o Carregado, numa altura em que não havia estradas, nem sequer bons caminhos.
§ A 31 de outubro de 1886, é inaugurada a Ponte D. Luís, sobre o rio Douro, ligando o Porto a Gaia.
Seleção e organização: David Carpinteiro Fonte: www.leme.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário