quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Efemérides de janeiro

A 1 de janeiro de 1669, através do Dilectum Filium, o papa Inocêncio XII reconhece a restauração da independência de Portugal.

                                 
A 3 de janeiro de 1960, Álvaro Cunhal e outros militantes do PCP evadem-se do Forte de Peniche, uma das prisões de mais alta segurança do Estado Novo.


Com base nos resultados das eleições de 2 de dezembro de 1979, toma posse, a 3 de janeiro de 1980, o VI Governo Constitucional, constituído pela coligação eleitoral formada pelo Partido Social-Democrata, o Centro Democrático Social e o Partido Popular Monárquico.


A 5 de janeiro de 1891, é inaugurado, no Porto, o primeiro congresso do Partido Republicano Português, o qual terminaria dois dias depois, com a aprovação do programa do partido. Aquando da implantação da República, em 5 de outubro de 1910, deixou de se utilizar a bandeira azul e branca da Monarquia e passou a usar-se a actual, verde e vermelha, cores associadas ao Partido Republicano Português


A 9 de janeiro de 1911, um decreto reconhece a todo o assalariado o direito a gozar, como regra ao domingo, um descanso semanal de vinte e quatro horas seguidas.


A 11 de janeiro de 1890, o governo britânico entrega a Portugal um memorando exigindo a retirada das forças militares existentes no território compreendido entre Moçambique e Angola. Esta zona era reclamada por Portugal, que a havia incluído no célebre Mapa cor-de-rosa.


A 13 de janeiro de 1759, a família Távora e José de Mascarenha, Duque de Aveiro, são executados por alegadamente terem participado numa tentativa de regicídio sobre D. José I de Portugal.


A 13 de janeiro de 1991, Mário Soares é reeleito presidente da República Portuguesa, com cerca de 70% dos votos.


A 14 de janeiro de 1996, Jorge Sampaio é eleito presidente da República Portuguesa.

A 14 de janeiro de 2001, Jorge Sampaio é reeleito presidente da República Portuguesa.

A 18 de janeiro de 1367, faleceu, em Estremoz, o rei de Portugal D. Pedro I. Era filho do rei Afonso IV e de sua mulher, D. Beatriz de Castela.


Fugindo às invasões napoleónicas, a família real portuguesa, acompanhada da respectiva corte, chega ao Brasil a 21 de janeiro de 1808.

Nenhum comentário:

Postar um comentário